São José do Rio Preto
Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus – São José do Rio Preto/SP
Avenida Benedito Rodrigues Lisboa, 400 – São Francisco São José do Rio Preto – SP
(17) 3229‐3769
Horário de funcionamento
24 horas
A Casa do Cireneu Irmã Tereza na Providência de Deus, inaugurada em 16 de novembro de 2019, está localizada no bairro São Francisco, em São José do Rio Preto/SP. A unidade acolhe pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, oferecendo uma nova oportunidade de reconstrução pessoal e social.
Sob gestão da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, e em parceria com a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, através da secretaria de assistência social, a Casa conta com 110 leitos masculinos, e com mais 20 leitos femininos, ampliando ainda mais a capacidade de acolhimento.
A Casa promove a autonomia por meio de acolhimento diário e ações socioassistenciais, articulando-se com a rede municipal, especialmente o Centro POP da Prefeitura, que realiza encaminhamentos, além de manter parceria com a Pastoral do Povo em Situação de Rua.
Durante o inverno, a Casa amplia sua capacidade em 85 vagas, mantendo atendimento noturno com 38 leitos e acolhimento de passagem com 10 vagas, além da entrega de jantar para cerca de 100 pessoas diariamente.
Acolhimento e Caminhos de Transformação
A avaliação técnica feita pelo Centro POP orienta a permanência, por até seis meses, enquanto as pessoas passam por processo de saída das ruas, acesso a políticas públicas, programas de trabalho e reinserção social. O acolhimento inclui higiene pessoal, alimentação, dormida e suporte emocional, sempre buscando promover dignidade, saúde e perspectivas de reinserção.
Intervenção em Dependência Química
O apoio a pessoas com dependência ao uso de substâncias psicoativas é feito em conjunto com o Centro de Triagem do AME, onde são acolhidas, diagnosticadas e, se necessário, encaminhadas para Comunidades Terapêuticas mantidas pela Associação.
Estrutura e Funcionamento
110 leitos masculinos em operação, com mais 20 leitos femininos.
Acolhimento 24 horas por dia, com oferta de cama, higiene, alimentação e escuta humana.
Parcerias com o Centro POP e Pastoral do Povo em Situação de Rua, além do fornecimento de refeições e acolhimento emergencial .
Atuação reforçada no inverno, com identificação de pessoas em situação de rua e sensibilização para proteção à vida.